Parabéns Sementes Aurora, Campeã do Concurso Nacional de Máxima Produtividade de Soja

terça-feira, Junho 25, 2019
Sementes Aurora

A SLC Comercial parabeniza seu cliente Sementes Aurora pela conquista. Um prêmio a dedicação, estudo e entusiasmo em fazer cada vez melhor. Temos muito orgulho desta parceria vencedora que já está na terceira geração. Sucesso sempre!!

Sementes Aurora foi a campeão do concurso nacional de Máxima Produtividade de Soja, produziu 123,88 sacas de soja por hectare.

Média foi a mais alta atingida entre 863 propriedades rurais do Brasil auditadas pelo CESB em desafio de máxima produtividade.

“Esta conquista foi construída à base de muito suor e lágrimas.” Com essas palavras, o agricultor Maurício De Bortoli, 40 anos, do município de Cruz Alta (RS), sintetizou a história de sua família, que culminou com o prêmio de campeão da 11ª edição do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja.

Ao lado do irmão, Eduardo De Bortoli, 36, ele foi o responsável pelo talhão que produziu 123,88 sacas por hectare. A maior média entre 863 propriedades de sojicultores auditadas pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) em todo o País. É mais do que o dobro da média nacional, 53,4 sacas por hectare, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O resultado do concurso foi divulgado na última terça-feira (18/6).

Atualmente, a família Bortoli planta em torno de 10 mil hectares, distribuídos por nove fazendas, no Rio Grande do Sul. Metade da área é própria. O restante, eles arrendam. É uma grande multiplicação, considerando que o patriarca Aquelino, avô de Maurício e Eduardo, começou em 1977 com apenas 70 hectares, onde plantava trigo. Em 1981, a família adota o Sistema Plantio Direto, intensifica o cultivo da soja e vai comprando mais terras, utilizando o sistema de empresa familiar, com os seis filhos homens de Aquelino revezando-se em turnos para otimizarem, durante as 24 horas do dia, as poucas máquinas que possuíam. As duas irmãs mulheres não deixavam por menos, cuidando de comida e roupas lavadas para todos. Eram liderados por Valmor, o irmão mais velho e pai dos rapazes que foram buscar o prêmio em Londrina (PR) neste dia 18.

“Os oito trabalhavam muito, não deixando as máquinas pararem nem um pouco. Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. O lucro, investiam em terras. Assim foram multiplicando”, completou Maurício, de fala séria e palavras bem medidas. Mesmo assim, deixando visível a emoção.

Nos anos 1990, os Bortoli fundaram a Sementes Aurora, para agregar valor à produção e não ficarem reféns do mercado. Atualmente a empresa gera 118 empregos diretos e tem como sócios quatro dos oito filhos de Aquelino.

Representantes da terceira geração, Maurício e Eduardo se formaram em Agronomia e se encarregaram de tocar adiante a produção de forma visionária, estudando e investindo em inovações tecnológicas. O talhão que se tornou vencedor tem 2,8 hectares e está a 449 metros de altitude. Em toda a área, eles afirmam ter média de 85,8 sacas por hectare. Considerando somente onde atua o pivô de irrigação, a média sobe para 107,1 sacas por hectare.



Share